Soja e fertilizantes impulsionam crescimento de 6,3% nos portos do Paraná

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(Foto: Claudio Neves)

Os portos paranaenses movimentaram 17,4 milhões de toneladas de janeiro a março de 2025, superando o volume de 2024 e elevando as chances de um novo recorde anual.

A movimentação de cargas nos portos do Paraná registrou um crescimento significativo de 6,3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O volume total movimentado de janeiro a março de 2025 foi de 17.420.779 toneladas, superando as 16.384.054 toneladas movimentadas nos três primeiros meses do ano anterior. Esse desempenho inicial aumenta as perspectivas de quebrar o recorde histórico alcançado em 2024, quando foram movimentadas 65.393.256 toneladas.

Destaques por carga

Nos primeiros três meses de 2025, os portos paranaenses alcançaram marcas notáveis. A exportação de grãos de soja foi um dos principais destaques, totalizando 4.177.143 toneladas, um aumento de 13% em relação às 3.694.168 toneladas exportadas no mesmo período de 2024. Na importação, os fertilizantes lideraram o volume, com 2.739.120 toneladas movimentadas neste ano, comparado a 2.653.354 toneladas nos primeiros três meses do ano anterior.

Movimentação de março

O mês de março foi crucial para o desempenho do trimestre, registrando o maior salto na movimentação, impulsionado principalmente pela exportação de soja em grãos (2.073.092 toneladas) e farelo de soja (769.619 toneladas). O Terminal de Contêineres também teve destaque, com 804.939 toneladas embarcadas. Nas importações de março, os principais produtos movimentados foram fertilizantes (899.073 toneladas), contêineres (580.469 toneladas) e derivados de petróleo (403.863 toneladas).

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comentou: “A soja e os fertilizantes foram os maiores volumes que movimentamos no primeiro trimestre, uma tendência que deve se manter nos próximos meses, devido à grande safra”. Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, acrescentou: “Os fertilizantes são nossa principal commodity de importação, e temos investido em inteligência estratégica para operá-los com cada vez mais eficiência”.

Investimentos em infraestrutura: o Moegão

Para dar vazão ao crescente volume comercial, a empresa pública Portos do Paraná segue com as obras do Moegão. Este projeto, que representa um investimento de R$ 600 milhões, centralizará as linhas férreas que chegam ao Porto de Paranaguá. A nova estrutura aumentará em mais de 60% a capacidade de recepção de granéis sólidos vegetais provenientes do interior do Paraná e de outros estados. Com 35% das obras concluídas, a previsão de entrega é para o final deste ano, visando atender tanto às demandas atuais quanto futuras.

Regulação de áreas e leilões

Outra estratégia para acompanhar o aumento da movimentação é a regularização e arrendamento de áreas portuárias. No próximo dia 30, mais três áreas estarão em disputa na B3 (Bolsa de Valores). Desde 2019, a Portos do Paraná foi pioneira no país ao receber delegação do governo federal para conduzir licitações de áreas portuárias. Até o momento, cinco áreas já foram arrematadas. Com isso, Paranaguá se tornará o primeiro porto brasileiro com 100% dos espaços de arrendamentos regularizados, o que totaliza R$ 3,8 bilhões em investimentos previstos.

Desempenho de parceiros comerciais

Esse resultado positivo é impulsionado também pelo desempenho dos parceiros comerciais da Portos do Paraná. A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, celebrou 27 anos de operações com a comemoração de recordes. O terminal teve o melhor desempenho mensal de 2025 em março, destacando-se a movimentação de contêineres refrigerados, que foi 38% superior em relação ao mesmo mês do ano passado.

No trimestre, a movimentação total de contêineres (em TEUs) foi de 401.131, um aumento de 7%. Em 2024, a TCP concluiu a expansão de seu pátio de contêineres refrigerados, aumentando sua capacidade em 45% (de 3.624 para 5.268 tomadas), tornando-se a maior da América do Sul. Essa medida foi estratégica para consolidar o terminal como o principal corredor de exportação de carnes do país, com 610 mil toneladas de carne de frango movimentadas no primeiro trimestre de 2025, o que representa 44% do market share nacional nesse segmento.

Agência Notícias do Estado do Paraná

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