O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por avaliação de rotina no primeiro dia do pós-operatório da cirurgia de catarata no olho esquerdo, realizada na sexta-feira (30). Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o exame oftalmológico feito neste sábado (31) mostrou evolução satisfatória e dentro do esperado para o período.
Detalhes da avaliação
A consulta foi realizada na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília. Após o exame, o presidente recebeu alta e foi liberado para retomar as atividades habituais a partir de segunda-feira (2), quando está prevista sua participação na sessão solene de abertura do ano Judiciário de 2026.
Próximos passos e acompanhamento
Durante o final de semana, Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, acompanhado pelas equipes médicas lideradas por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, que monitorarão a recuperação.
O que é a cirurgia de catarata
A catarata é um processo natural relacionado ao envelhecimento que torna o cristalino — a lente natural do olho — opaco. No procedimento cirúrgico, o cristalino é substituído por uma lente artificial para restaurar a transparência e a visão.
Histórico
O presidente já havia sido submetido ao mesmo procedimento no olho direito, em 2020. A cirurgia mais recente ocorreu na sexta-feira e o paciente recebeu alta no mesmo dia.
- Passeio na Arena: Athletico aplica 5 a 0 no Foz e coloca um pé na semifinal do Paranaense - 3 de fevereiro de 2026
- Fim da farra dos golpistas? Novas regras do Pix permitem rastrear dinheiro e agilizar reembolso a partir desta semana - 3 de fevereiro de 2026
- Ana Castela, Luan Santana e Pedro Sampaio: Confira a programação completa da Festa da Uva de Colombo - 3 de fevereiro de 2026





