(Foto: João Paulo da Silva Gomes)
Do celular à pipa: os dois grandes vilões dos acidentes elétricos com crianças nas férias
De tomadas e celulares carregando dentro de casa a pipas na rua, especialistas orientam sobre os principais perigos e como garantir a segurança da família.
Com as crianças em casa durante o recesso escolar de julho, a Copel emitiu um alerta para que pais e responsáveis redobrem a atenção com os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que grande parte dos acidentes com choques elétricos acontece dentro de casa.
“Crianças são movidas à curiosidade e não medem os riscos ou a gravidade que representa um acidente com eletricidade”, alerta Rodrigo Marcacine Resende, gerente de Segurança do Trabalho da Copel.
Os perigos dentro de casa: tomadas e celulares
A maioria dos acidentes domésticos pode ser evitada com cuidados simples. A principal recomendação é o uso de protetores em todas as tomadas para impedir que as crianças insiram objetos metálicos. Outro alerta crucial é jamais utilizar celulares ou tablets enquanto estão conectados ao carregador, pois há risco iminente de choques elétricos graves. A Copel também orienta a não sobrecarregar tomadas com “benjamins” e a nunca usar aparelhos com fiação exposta ou danificada.

Atenção nas ruas: o risco das pipas
Nas brincadeiras ao ar livre, o perigo são as pipas. O contato da linha com a fiação elétrica pode causar curtos-circuitos e conduzir eletricidade, provocando acidentes fatais. Recentemente, em Pato Branco, uma linha de pipa na rede deixou 2,3 mil consumidores sem energia.
A orientação é categórica: nunca empine pipas perto da rede elétrica e, sob nenhuma hipótese, tente resgatar uma pipa que tenha ficado enroscada nos fios. Em caso de emergências com a rede, a população deve acionar a Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná
- Paraná amplia liberdade econômica: 975 atividades agora têm dispensa de alvarás e licenças - 3 de outubro de 2025
- A trilha sonora de uma geração: Paralamas celebram 40 anos com show de clássicos em Curitiba - 3 de outubro de 2025
- Litoral recebe mais de 1.100 atletas para a grande celebração do esporte sênior - 3 de outubro de 2025