Publicidade
Publicidade
Publicidade

Desafio de 48h: Global Game Jam reúne 500 desenvolvedores para criar 100 jogos inéditos na capital

Desafio de 48h: Global Game Jam reúne 500 desenvolvedores para criar 100 jogos inéditos na capital

(Foto: Divulgação)

Desafio de 48h: Global Game Jam reúne 500 desenvolvedores para criar 100 jogos inéditos na capital


Global Game Jam espera reunir 500 desenvolvedores na PUCPR para criar 100 jogos inéditos; no domingo, público poderá testar as criações gratuitamente.

A partir desta sexta-feira (30), Curitiba se consolida mais uma vez como um polo de inovação digital. A capital paranaense sedia a 17ª edição da Global Game Jam Curitiba, um evento simultâneo global que desafia participantes a criarem jogos completos em apenas 48 horas.

O evento, realizado pela Escola Politécnica da PUCPR, no bairro Prado Velho, é reconhecido como uma das maiores sedes do mundo em volume de produção e participação. A expectativa para 2026 é que mais de 500 desenvolvedores — entre amadores, estudantes e profissionais — ocupem o campus para tirar do papel cerca de uma centena de novos jogos.

Publicidade

O Desafio

A maratona começa às 16h de sexta-feira e segue ininterrupta até o domingo (1º de fevereiro). O desafio é democrático e abrange todas as plataformas: vale desenvolver games para PC, mobile, realidade virtual e até formatos analógicos, como jogos de tabuleiro, escape rooms e aventuras de RPG.

“É um momento único de imersão, inovação e troca de experiências. Muitos optam por passar a noite no local para se dedicar integralmente à maratona. É um fim de semana inteiramente dedicado aos jogos”, explica Bruno Campagnolo de Paula, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUCPR.

Mercado Aquecido

O evento reflete o “boom” do setor no país. Segundo a Pesquisa Game Brasil, entre 2024 e 2025, o consumo de jogos digitais cresceu 8,9%, alcançando 82,8% da população. É nesse cenário de demanda por novos talentos que a Game Jam se posiciona como vitrine.

Domingo de Jogatina Aberta

Se o sábado é de trabalho duro e palestras técnicas (minitalks) para os inscritos, o domingo é dia de festa para a comunidade.

Das 15h às 18h, acontece a tradicional Play Party. Neste horário, o evento abre as portas para o público geral (sem necessidade de inscrição) testar e avaliar os jogos criados durante o fim de semana. A votação popular ajuda a definir o melhor projeto da edição.

“O propósito é reunir pessoas com diferentes experiências, estimular a troca de conhecimentos e explorar todas as etapas do processo de criação”, completa Campagnolo.

Serviço: Global Game Jam Curitiba 2026

Inscrições para desenvolvedores: Disponíveis no site oficial do evento.

Data: De 30 de janeiro (sexta) a 1º de fevereiro (domingo).

Local: PUCPR – Bloco 1 (Amarelo).

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho.

Play Party (Aberta ao público): Domingo (01/02), das 15h às 18h.

Desafio de 48h: Global Game Jam reúne 500 desenvolvedores para criar 100 jogos inéditos na capital
(Foto: Divulgação)

Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.
Publicidade Relacionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *