(Foto: Geraldo Bubniak)
A força que vem do interior: Apucarana, Toledo e Cascavel lideram o ranking do emprego no Paraná
Dados do IBGE mostram que o estado tem a 6ª menor taxa de desemprego do Brasil (3,8%); Apucarana, Toledo e Cascavel lideram o ranking de empregabilidade entre os maiores municípios paranaenses.
O Paraná se consolida como um dos principais motores de geração de emprego do Brasil, vivendo um cenário de quase “pleno emprego” em suas maiores cidades. Um levantamento detalhado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, revelou que 19 dos 22 municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes registraram uma taxa de desocupação abaixo de 5% no segundo trimestre de 2025. O índice estadual geral, de 3,8%, é o sexto menor do país e muito inferior à média nacional de 5,8%.
Apucarana, Toledo e Cascavel com muitas vagas
O bom momento do mercado de trabalho não é um fenômeno restrito à capital. O interior do estado é o grande protagonista da empregabilidade. Apucarana, no Vale do Ivaí, ostenta a menor taxa de desocupação entre as grandes cidades, com apenas 2,6%. Logo em seguida, vêm dois polos do Oeste: Toledo, com 2,7%, e a vizinha Cascavel, com 2,9%. Os dados, tabulados pelo Ipardes, mostram que a força da agroindústria e dos serviços nessas regiões tem garantido um mercado de trabalho aquecido.
Emprego em todas as regiões
A baixa taxa de desemprego é uma realidade em todas as macrorregiões do estado. No Noroeste, Maringá (3%) e Sarandi (3,3%) apresentam excelentes índices. No Norte, Londrina (3,7%) e Arapongas (3,9%) também se destacam. Nos Campos Gerais, Ponta Grossa registra 4,3%. Na Região Metropolitana de Curitiba, a maioria das cidades também está abaixo dos 5%, com destaque para Pinhais (3,8%) e a própria Capital (3,9%). As únicas exceções acima de 5% foram Campo Largo (5,1%), Araucária (5,3%) e Paranaguá (7,3%).
>> Siga o canal do Jornal O Paranaense no WhatsApp
Paraná supera cidades com populações semelhantes
A força do mercado de trabalho paranaense fica ainda mais evidente na comparação com municípios de porte similar em outros estados. Cascavel (2,9%), com seus 348 mil habitantes, tem um índice muito melhor que Praia Grande-SP (6,4%) e Canoas-RS (5,1%). São José dos Pinhais (4,6%) supera com folga Ribeirão das Neves-MG (8,4%), que tem população quase idêntica. O mesmo ocorre com Maringá (3%), que apresenta metade da taxa de desocupação de Betim-MG (6%).
Um cenário de oportunidades: mais de 25 mil vagas abertas
O resultado prático da baixa taxa de desemprego é a grande oferta de vagas de trabalho. O Paraná inicia esta semana com 25.731 oportunidades de emprego com carteira assinada disponíveis nas Agências do Trabalhador. A região de Cascavel lidera a oferta, com 6,6 mil vagas, seguida pela Regional de Curitiba, com 5,2 mil, e Campo Mourão, com 2,8 mil. Funções como alimentador de linha de produção, abatedor e operador de caixa estão entre as mais demandadas em todo o estado.

Com informações de Agência de Notícias da Secretaria do Trabalho do Paraná
- Com show de Julimar, Athletico vence o Amazonas e fica a dois pontos do G4 na Série B - 27 de outubro de 2025
- Do Palácio Iguaçu para o interior: Governo entrega nova frota para fortalecer a rede de atendimento à mulher - 27 de outubro de 2025
- Almir Sater traz a magia da viola e seus clássicos para seis cidades do Paraná - 27 de outubro de 2025

