(Foto: Ricardo Deverson)
Treinados para diversas situações, os cães policiais atuam no patrulhamento, detecção de drogas e armas, e em operações especiais.
A Guarda Municipal de Curitiba conta com um reforço de peso na luta contra a criminalidade: os cães policiais. Integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC), esses animais são treinados para atuar em diversas frentes, desde o patrulhamento preventivo até a localização de substâncias ilícitas, abordagens, contenção e apoio em operações especiais, desempenhando um papel crucial na segurança pública da cidade.
Grupo de Operações com Cães: Uma Unidade em Evolução
O Grupo de Operações com Cães (GOC) foi integrado à Guarda Municipal em 2014 e, desde 2015, está sediado no Parque dos Tropeiros, na CIC. Atualmente, o grupo é composto por dez cães (Lesthat, Iris, Aisha, Sky, Kayla, Taz, Tróia, Zaya, Titã e Lex) e 15 agentes, e tem passado por um aprimoramento constante ao longo dos anos. Inicialmente, os cães eram obtidos por meio de doações ou permutas, mas hoje o GOC possui seu próprio programa de reprodução, focado na raça pastor-belga malinois. Segundo o Guarda Municipal Michael Pereira, o objetivo desse programa é selecionar cães com alta aptidão para o trabalho de segurança pública. “Hoje temos nossa própria genética no canil, que foi aprimorada e nos proporciona cães com excelente desempenho, especialmente em detecção de entorpecentes, armas e munições”, explicou.
Treinamento Baseado em Reforço Positivo e Atuação Social
A equipe do GOC investe continuamente em treinamentos baseados no reforço positivo, uma técnica que recompensa o cão ao realizar a ação desejada, buscando otimizar o desempenho de cada animal. Atualmente, o grupo conta com oito cães dedicados ao trabalho policial e dois cães da raça border-collie voltados para o trabalho social. Estes últimos atuam principalmente em ações educativas com o projeto Cão Amigo, direcionado a crianças da rede municipal de ensino.
Destaque em Operações Recentes
Nos últimos meses, dois cães se destacaram em operações da Guarda Municipal. Kayla, uma pastora-belga especialista em detecção de entorpecentes, localizou uma grande quantidade de substâncias ilícitas durante uma abordagem de rotina no bairro Parolin. Já Taz, também especialista, mas em rastreamento, encontrou uma arma de fogo escondida em um veículo na CIC na última semana.
Aposentadoria e Novo Lar para os Cães
Ao final de suas carreiras, que duram cerca de oito anos, os cães da Guarda Municipal também têm direito à aposentadoria. Após anos de serviço dedicado, eles são encaminhados para adoção e ganham um novo lar, muitas vezes permanecendo com o próprio agente com quem trabalharam.
Agência Notícias da Prefeitura de Curitiba