(Foto: Getty)
Lula em Pequim: presidente se reúne com empresários nesta segunda (12) e com Xi Jinping na terça (13)
Primeiro dia de visita oficial na capital chinesa será focado em negócios, com encontros com CEOs de grandes empresas e representantes do setor de saúde; na terça (13), agenda inclui Cúpula Celac-China e reuniões de Estado com líderes chineses, onde 16 acordos devem ser assinados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre visita oficial na China e tem uma agenda intensa em Pequim nos próximos dias. Nesta segunda-feira, 12 de maio, o foco principal dos compromissos do presidente é a área de negócios, com uma série de encontros com empresários chineses na capital do país.
Agenda de negócios com empresários chineses nesta segunda-feira (12)
O dia de Lula em Pequim nesta segunda-feira (12) começou com reuniões com diretores executivos (CEOs) de grandes corporações chinesas. Pela manhã (horário local), o presidente se encontrou com Lei Zhang, da Envision Energy, empresa que atua na produção de turbinas de energia eólica. Em seguida, ele recebeu Cheng Fubo, da Norinco, uma corporação industrial com atuação diversificada em setores como defesa, automotivo, fabricação de máquinas, produtos químicos e eletrônicos.
À tarde em Pequim, Lula prossegue sua agenda empresarial participando de um encontro com representantes de empresas do setor de saúde, momento que será seguido pela assinatura de acordos na área. Ao fim do dia, o presidente brasileiro participa do encerramento do seminário Brasil-China, que reúne empreendedores de ambos os países, consolidando o foco do primeiro dia da visita em parcerias e investimentos.

Cúpula Celac-China e encontros de Estado na terça-feira (13)
Na terça-feira, 13 de maio, a visita oficial ganhará contornos de agenda de Estado e diplomacia de alto nível. O presidente Lula participará da Cúpula de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com o governo chinês. A Celac é a principal organização a reunir a maioria dos países da América Latina.
No mesmo dia, Lula terá encontros bilaterais com as principais autoridades chinesas. Estão previstos encontros com o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji, e com o primeiro-ministro da China, Li Qiang. O ponto alto da agenda de terça será uma reunião ampliada com o presidente da China, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo. A expectativa é que ao menos 16 acordos entre Brasil e China sejam assinados durante a ocasião, abrangendo diversas áreas de cooperação.
Chegada à China e retorno previsto para quarta-feira (14)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de uma comitiva ministerial, chegou à China na noite do último sábado, 10 de maio. Antes de Pequim, a comitiva brasileira esteve na Rússia, onde o presidente se encontrou com Vladimir Putin e participou da cerimônia de 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. A previsão é que o presidente Lula retorne ao Brasil na próxima quarta-feira, 14 de maio, encerrando a visita oficial ao gigante asiático.
Com informações de Agência Brasil
- Com show de Julimar, Athletico vence o Amazonas e fica a dois pontos do G4 na Série B - 27 de outubro de 2025
- Do Palácio Iguaçu para o interior: Governo entrega nova frota para fortalecer a rede de atendimento à mulher - 27 de outubro de 2025
- Almir Sater traz a magia da viola e seus clássicos para seis cidades do Paraná - 27 de outubro de 2025

