Ministro japonês em Curitiba: foco em cultura, economia e sustentabilidade

relações internacionais

(Foto: Isabella Mayer)

Encontro com representantes da prefeitura reforça laços históricos, culturais e econômicos.

A Prefeitura de Curitiba recebeu, nesta terça-feira (15/4), a visita institucional de Tomoaki Ishigaki, ministro e chefe de Missão Adjunto da Embaixada do Japão no Brasil. O encontro, realizado no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, teve como objetivo reforçar os laços históricos e estratégicos entre Curitiba e o Japão, que se estendem por décadas de parceria diplomática, cultural e econômica.

Encontro para fortalecer laços

Acompanhado pelo secretário Shogo Aoki e pelo cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, o ministro Tomoaki Ishigaki foi recebido pela equipe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, representada por Rodolpho Zannin Feijó, chefe do setor. Durante a reunião, foi enfatizado o papel estratégico do Japão como um importante parceiro da capital paranaense, assim como as diversas ações conjuntas desenvolvidas entre Curitiba e o governo japonês ao longo dos anos.

Impressões do ministro japonês

“É muito importante para mim visitar Curitiba pela primeira vez, uma cidade muito famosa pela sustentabilidade”, comentou o ministro Tomoaki Ishigaki sobre sua visita.

Interesse em ampliar a cooperação

Rodolpho Zannin Feijó, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, declarou: “Curitiba tem uma relação profunda com o Japão e nos interessa fortalecer sempre essa relação, trocar o máximo de conhecimento”. Ele também mencionou a intenção do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, de realizar uma viagem institucional ao Japão em breve.

Parceria histórica e cultural

Curitiba mantém uma relação sólida e duradoura com o Japão, especialmente com a cidade de Himeji, que é sua cidade-irmã desde 1984. Em 2024, os dois municípios celebraram os 40 anos dessa união com uma visita oficial do prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, que participou de eventos culturais na Praça do Japão e na Praça Himeji, locais que simbolizam a rica herança japonesa na cidade. Atualmente, a comunidade japonesa em Curitiba é uma das maiores do Brasil, com cerca de 50 mil pessoas.

Colaboração recente na área cultural

Outro exemplo recente dessa colaboração foi a exposição “Netsuke Contemporâneo Esculpidos em Madeira”, realizada no Solar da Cultura em parceria com a Fundação Japão. A mostra integrou as comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão e apresentou 65 esculturas tradicionais do período Edo.

Consulado japonês em Curitiba

O Consulado do Japão em Curitiba é a maior representação oficial estrangeira na cidade, contando com a maior estrutura, equipe e recursos.

Relações diplomáticas Brasil-Japão

Brasil e Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1895. Com uma comunidade de mais de 2 milhões de descendentes, o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão. Em contrapartida, cerca de 211 mil brasileiros vivem no país asiático, formando a quinta maior comunidade brasileira no exterior. Desde 2014, as duas nações mantêm uma Parceria Estratégica e Global e realizam o Diálogo de Chanceleres, o principal fórum bilateral entre os países. Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Japão com o objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e discutir temas como transição energética, ciência, tecnologia e comércio. O Japão é atualmente o segundo principal parceiro comercial do Brasil na Ásia e o nono no mundo, com investimentos significativos em diversos setores da economia brasileira.

Agência Notícias da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *