Paraná prepara-se para onda de frio e geada a partir desta semana

Paraná Prepara-se para Onda de Frio e Geada a Partir Desta Semana

(Foto Valdelino Pontes)

Paraná prepara-se para onda de frio e geada a partir desta semana


Após dias de chuvas intensas que superaram a média histórica em diversas cidades, as temperaturas no Paraná começam a cair nesta segunda-feira, com previsão de geada entre quarta e quinta-feira. O tempo seco deve predominar até o fim de semana.

O Paraná se despede de uma sequência de dias chuvosos – que levou 11 cidades a superarem a média histórica de chuvas de junho em apenas nove dias – e se prepara para uma nova onda de frio. As temperaturas começarão a baixar na noite desta segunda-feira, 9 de junho, e devem atingir seus menores valores entre quarta e quinta-feira, 11 e 12 de junho, com previsão de geada em algumas regiões. O tempo permanecerá seco até o fim de semana, trazendo um alívio após o período de precipitações.

Queda drástica nas temperaturas em todo o Estado

Ainda na manhã desta segunda-feira, a temperatura mínima mais alta registrada foi em Guaraqueçaba, no Litoral, com 17°C. Contudo, a cidade pode ver suas mínimas caírem para 11°C ao longo da semana, uma redução de 6°C. Em Palmas, no Sudoeste, que amanheceu com 7,4°C, as mínimas podem chegar a 3°C. É importante notar que as temperaturas de segunda-feira podem ser ainda mais baixas, dado que o frio mais intenso ocorrerá no período noturno.

“Com uma massa de ar seco e frio de origem polar adentrando pelo Oeste do Estado, espera-se que a partir das cidades desta região as temperaturas entrem em declínio e, ao final do dia, na metade Sul do Paraná, elas tenham índices menores que 10°C e entre 10°C e 14°C na metade Norte. Em municípios próximos à divisa com Santa Catarina os valores poderão ser ligeiramente abaixo dos 5°C”, detalha Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

Previsão de geada e persistência do tempo seco

A partir de quarta-feira, 11 de junho, há uma expectativa de formação de geada. “Já na terça as temperaturas permanecem abaixo dos 10°C no amanhecer em quase todas as áreas do Estado, mas é entre quarta e quinta-feira que faz mais frio. Inclusive, aumenta o risco de formação de geadas, especialmente no Centro-Sul, entre Guarapuava, Palmas, Clevelândia, União da Vitória e também em General Carneiro”, alerta Lizandro Jacobsen, também meteorologista do Simepar.

Há também a possibilidade de geada fraca nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, com temperaturas próximas aos 5°C ao amanhecer. A onda de frio deve se estender até o fim de semana, com tempo predominantemente seco. “Apenas no Litoral é que ainda teremos uma maior variação de nuvens, mas nas outras áreas do Paraná o predomínio será de sol. Mesmo assim, as temperaturas não conseguem alcançar valores muito elevados durante o período da tarde”, complementa Jacobsen.

Paraná Prepara-se para Onda de Frio e Geada a Partir Desta Semana
(Foto: Gabriel Rosa)

Chuvas recordes nos últimos dias

Até a madrugada desta segunda-feira, o cenário era de fortes chuvas. “No sábado, entre as 21h e as 22h, ocorreu cerca de 35 mm acumulados no município de Cianorte e em Cruzeiro do Iguaçu. Foram cerca de 60 mm em apenas uma hora, ou seja, um acumulado de chuva extremo. Já no domingo, os maiores acumulados ocorreram em Londrina, Ventania, Antonina (com 54 mm) e na Capital, onde os acumulados entre sábado e domingo ficaram em torno de 49 mm”, explica a meteorologista Júlia.

Com a intensidade das precipitações, 11 cidades paranaenses ultrapassaram a média histórica de chuva para todo o mês de junho nos primeiros nove dias: Altônia (76 mm acumulados, média de 64,1 mm), Antonina (155 mm, média de 126,6 mm), Capanema (122,6 mm, média de 105,1 mm), Cambará (61,2 mm, média de 60,5 mm), Campo Mourão (128,4 mm, média de 92,8 mm), Cornélio Procópio (78,2 mm, média de 67,8 mm), Foz do Iguaçu (118,6 mm, média de 89,8 mm), Jaguariaíva (100,2 mm, média de 90,9 mm), Maringá (89,8 mm, média de 80,9 mm), Pinhão (175 mm, média de 165,7 mm), e São Miguel do Iguaçu (143 mm, média de 110,7 mm).

Ainda nesta segunda-feira, a previsão indica que, enquanto o sol deve predominar na metade Oeste do Estado, a metade Leste, incluindo áreas ao Norte, Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, pode ter maior nebulosidade, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva e, em alguns casos, raios localizados.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *