PCPR revoluciona investigação criminal com equipamentos de última geração para análise de digitais

Equipamento de papiloscopia

(Foto: Arnaldo Neto)

Tecnologia 8K e treinamento especializado impulsionam elucidação de crimes no Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu um passo significativo no combate ao crime com a adoção de equipamentos de última geração para detecção de impressões digitais em cenas de crime. Os novos aparelhos, adquiridos pelo Governo do Estado por R$ 11,4 milhões, garantem aos policiais civis do Paraná o que há de mais moderno no mundo neste segmento, colocando-os na vanguarda desse tipo de perícia em nível nacional.

Os equipamentos, desenvolvidos por uma empresa turca, possuem precisão 8K e foram distribuídos para todas as regiões do Estado, após treinamento intensivo com papiloscopistas. Ao todo, são 27 novos aparelhos, de três modelos diferentes:

  • Tablets 8K com sistema multiespectral: Permitem a captura de impressões digitais em cenas de crimes, além de visualizar vestígios invisíveis a olho nu. São 13 unidades no total.
  • Aparelhos Contactless Lite: Geram imagens de impressões digitais sem necessidade de contato físico direto, ideal para superfícies reflexivas. A PCPR adquiriu cinco unidades.
  • CSI Pro: Uma espécie de smartphone robusto com câmera de alta resolução, que permite a análise de impressões digitais e o rápido envio das imagens pela internet. Nove unidades foram adquiridas.

O papiloscopista Danilo Lemos Pereira explica que os novos equipamentos representam um avanço significativo em relação ao modelo anterior, que exigia o uso de diferentes tipos de pós químicos para revelar as impressões digitais. “Eles permitem a revelação das impressões digitais mais rapidamente, de forma conectada ao nosso sistema, com rápida inserção delas no banco de dados e comparação com outras amostras”, explicou Pereira. “Por não necessitar mais do uso do pó químico, que entrava em contato direto com as superfícies, as impressões digitais também ficam mais bem preservadas ao longo de todo o processo de investigação. Esses novos equipamentos fazem a leitura da cena do crime e rapidamente conseguimos cruzar as informações com os bancos de dados”.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que a nova tecnologia permitirá o aumento dos índices de resolução de crimes no Estado. “Essas tecnologias representam um salto significativo na eficiência das nossas perícias, garantindo que os crimes sejam solucionados com maior rapidez e precisão. O Governo do Paraná reafirma, assim, seu compromisso com a modernização das forças de segurança, com a entrega de um serviço de excelência à população e com respostas de processos criminais”, afirmou.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, ressaltou que os novos equipamentos reforçam o compromisso da instituição com a excelência investigativa. “Com essas tecnologias de ponta, estamos elevando o padrão das nossas investigações e garantindo uma resposta ainda mais rápida e eficiente à sociedade paranaense. Esse é mais um passo importante na modernização da nossa Polícia Civil e no fortalecimento da segurança pública do Estado”, afirmou. “Esperamos também servir de exemplo para o País, contribuindo para colocar um ponto final na impunidade”.

Treinamento especializado

Os papiloscopistas da PCPR de todas as regiões do Estado participaram de um treinamento de três dias em Curitiba, conduzido por técnicos da empresa fornecedora dos equipamentos. Em fevereiro, outra turma será formada, garantindo que todas as subdivisões da Polícia Civil contem com papiloscopistas capacitados para atuar com o novo sistema.

Investimento e resultados

O investimento de R$ 11,4 milhões nos novos equipamentos demonstra o compromisso do Governo do Paraná com a modernização da segurança pública. A expectativa é que a nova tecnologia contribua para o aumento da elucidação de crimes no Estado, que já possui um índice de resolução de crimes acima da média nacional.

Com a aquisição dos novos equipamentos e o treinamento especializado dos papiloscopistas, a PCPR se consolida como referência nacional em perícia criminal e demonstra seu compromisso com a segurança da população paranaense.

Comunicação Social da PCPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *