(Foto: Rafael Martins)
Sonho da Copa: Londrina recebe vistoria da FIFA e entra na disputa para ser base de seleções em 2027
Representantes da entidade máxima do futebol avaliaram o Estádio do Café e o VGD como possíveis centros de treinamento; boa logística e estrutura de estádios são os trunfos da cidade.
A cidade de Londrina deu um passo importante no sonho de participar da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027. Na última segunda-feira (8), o município recebeu a visita de uma equipe de representantes da FIFA, que inspecionou a infraestrutura da cidade como uma possível “base de seleções” durante o mundial. A competição, que será sediada pelo Brasil, é a mais importante do futebol feminino e acontecerá pela primeira vez na América do Sul.
Os trunfos da cidade: dois estádios e boa logística
Durante a vistoria, os representantes da FIFA, acompanhados pelo presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet, avaliaram dois locais: o Estádio do Café e o Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). Segundo Prochet, a cidade se destaca por oferecer estádios com estrutura completa, e não apenas campos de treino. “O VGD e o Café foram bem avaliados e isso nos anima. A questão logística e regional também foram fatores cruciais nessa pré-seleção”, afirmou.
A vitrine mundial e o legado para a cidade
Ser escolhida como base para uma das 32 seleções participantes traria benefícios imensos para Londrina. Além do impacto financeiro direto, com a movimentação da rede hoteleira e de serviços, a cidade ganharia uma visibilidade mundial sem precedentes. “A cidade ganha muito no quesito visibilidade, tendo holofotes mundiais direcionados para um local que pode ser a casa de uma das seleções”, acrescentou Prochet, destacando também a possibilidade de futuros investimentos da FIFA.
A longa jornada até a escolha final
A visita desta semana foi apenas o primeiro passo de um longo processo. Após a pré-seleção feita pela FIFA, as próprias seleções classificadas para o mundial visitarão as cidades candidatas para escolherem suas preferidas. A decisão final sobre quais serão os 32 Centros de Treinamento só será anunciada seis meses antes do início da Copa do Mundo, no final de 2026. A disputa é acirrada, com mais de 120 cidades brasileiras na fase inicial de análise.

Com informações de Agência de Notícias da Prefeitura de Londrina
- Com show de Julimar, Athletico vence o Amazonas e fica a dois pontos do G4 na Série B - 27 de outubro de 2025
- Do Palácio Iguaçu para o interior: Governo entrega nova frota para fortalecer a rede de atendimento à mulher - 27 de outubro de 2025
- Almir Sater traz a magia da viola e seus clássicos para seis cidades do Paraná - 27 de outubro de 2025

