Em parceria com a Amazon, governo capacita servidores para o uso de inteligência artificial

Em parceria com a Amazon, governo capacita servidores para o uso de inteligência artificial

(Foto: Rapha Piovezan)

Em parceria com a Amazon, governo capacita servidores para o uso de inteligência artificial


Ex-ministra da Argentina e especialista da AWS ministraram palestras para secretários e servidores sobre como a IA pode otimizar e modernizar o serviço público no Paraná.

O Governo do Paraná, em parceria com a gigante de tecnologia Amazon Web Services (AWS), promoveu nesta semana uma série de palestras para capacitar o funcionalismo público no uso da Inteligência Artificial (IA). O evento, organizado pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), reuniu desde secretários de estado até servidores de diversas áreas, com o objetivo de discutir e acelerar a implementação de soluções de IA para otimizar processos e melhorar os serviços prestados à população.

Uma parceria de peso para a inovação no serviço público

A iniciativa contou com a presença de especialistas de renome internacional, articulada pela AWS. A programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, no Palácio Iguaçu, um encontro de alto nível para secretários estaduais e diretores; à tarde, a palestra foi aberta a um público mais amplo de servidores, no Palácio das Araucárias. “A IA é uma prioridade para o Governo do Paraná, que busca se consolidar como referência. Iniciativas como a de hoje reforçam nosso compromisso em tornar o Paraná um Estado cada vez mais moderno”, disse o secretário Alex Canziani.

A visão estratégica com a ex-ministra da Argentina

A principal palestrante do dia foi María Inés Baqué, ex-ministra de Governo Digital e Inovação da Argentina e atual líder de consultoria para o setor público na AWS para a América Latina. Com vasta experiência em reformas digitais governamentais, ela abordou as melhores práticas e estratégias para usar a tecnologia a fim de aumentar a eficiência do Estado. “O Paraná tem um grande potencial para atrair investimentos e projetos que valorizem o talento local e contribuam para consolidar o Estado como referência em inovação”, afirmou.

“A arte do possível”: o potencial da IA na prática

O evento também contou com a palestra “A Arte do Possível em IA”, do gerente sênior da AWS, Rubem Saldanha, que apresentou casos práticos e o potencial da tecnologia. O objetivo central do encontro foi criar um espaço de diálogo para que os servidores pudessem entender como as ferramentas de IA podem ser aplicadas no dia a dia para automatizar tarefas, analisar dados com mais precisão e, no fim, entregar um serviço público de maior qualidade para os paranaenses.

Em parceria com a Amazon, governo capacita servidores para o uso de inteligência artificial
(Foto: Rapha Piovezan)

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *