Cultura Afro-Brasileira em festa: 1º Afropop Fest anima Curitiba neste fim de semana

1º Afropop Fest

(Foto: Divulgação)

Cultura Afro-Brasileira em festa: 1º Afropop Fest anima Curitiba neste fim de semana


Primeiro festival do gênero na capital paranaense acontece hoje (10) e amanhã (11) com shows de destaque nacional e internacional, oficinas gratuitas abertas à comunidade e feira de artesanato; objetivo é reafirmar as expressividades artísticas populares e culturais afro-brasileiras.

Curitiba sedia neste final de semana um evento pioneiro que celebra a força e a riqueza da cultura afro-brasileira. O Afropop Fest, o primeiro festival de dança e percussão afropop da capital paranaense, acontece hoje, sábado (10 de maio), e amanhã, domingo (11 de maio), no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco). Com uma ampla programação gratuita, o festival promete movimentar a cidade com música, dança, oficinas, feiras e diferentes manifestações afro-brasileiras.

Festival celebra cultura afro-brasileira com programação gratuita

O objetivo central do Afropop Fest é reafirmar as expressividades artísticas populares e culturais afro-brasileiras por meio da corporalidade, da musicalidade e do conhecimento histórico-cultural que elas carregam. Adilto Black, diretor e idealizador do festival, destaca a importância do evento: “A Cultura Afro contribui em seu manifesto de cultura e resistência. Mestres e líderes como Mestre Bimba, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Nelson Mandela, Abdias do Nascimento nos mostram sua força e mensagem que purifica a mente e fortalece o corpo e a alma, trazendo serenidade e sabedoria para poder conscientizar os seres humanos.

Mirando essa ancestralidade, queremos promover um festival vibrante, festivo e pedagógico, com diversas oficinas de danças de matrizes africanas, shows de demonstração, feira de produtos artesanais afros e muito mais”, explica. O festival é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Shows musicais e artísticos de destaque nacional e internacional

O Palco Principal, localizado na Praça de Eventos Iguaçu dentro do Memorial de Curitiba, receberá apresentações gratuitas com nomes de destaque nacional e internacional da percussão, música e dança Afro. Entre os destaques estão:

  • Bloco Princesas do Ritmo: Banda percussiva exclusivamente feminina afrodescendente, representando a força dos instrumentos como arte e resistência.
  • Mestre Jackson (Rufar dos Tambores – Do Chão aos Palcos): Um dos mais conceituados percussionistas da Bahia, precursor do Samba Reggae e responsável pela evolução da batida afrobaiana (Axé Music e Merengue) que marcou o Olodum.
  • Adailton Swing (Pagodão Bahiano): Apresentando o gênero musical brasileiro surgido em Salvador, misturando samba, reggae e pagode.
  • Adilto Black (Afropop): Com 22 anos de experiência, traz ao palco ritmos como Afro Pop, Afro Reggae e Pagodão Baiano.
  • Mestra Fernanda (Despertar Ancestral): Mestra de Samba de Roda, presidente do Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca e embaixadora da cultura do samba de roda com apresentações internacionais.
  • Outros artistas de destaque incluem: Emerson Groove (“O Meu Toque”), Everton Chemin – Funti (“Baianidade”), Felipe Barão Jr (“Samba no Pé”, Rei Momo 2020), Sil Duarte (“Resistindo Apesar da Resistência”, b-girl), Djanko Camara (Dança Africana, da Guiné), e os DJs Mitay e C-Rock.

Oficinas gratuitas e feira de artesanato afro

O 1º Afropop Fest também oferece diversas oficinas gratuitas de danças de matrizes africanas, diversidades percussivas e ritmos. As oficinas ocuparão a Sala Londrina e outros espaços do Memorial de Curitiba, ministradas por mestres e artistas renomados como Mestre Jackson (Tambores de Rua), Adilto Black (Afropop), Adailton Swing (Pagodão Bahiano), Emerson Chemin – Funti (Ritmos Afro Baianos), Mestra Fernanda (Despertar Ancestral), Djanko (Terapia Malinke), Felipe Barão (Samba Passos de Discotecas) e Sil Duarte (Resistindo Apesar da Resistência). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla (vagas limitadas, idade mínima 16 anos). Participantes das oficinas ganham uma bata africana Dashiki (uma por CPF).

O evento contará ainda com uma feira de artesanato composta por artesãos negros, oferecendo produtos de matrizes africanas como roupas, acessórios, quadros e brinquedos, com o objetivo de estimular a economia criativa afro local.

1º Afropop Fest
(Foto: Divulgação)

Confira a programação completa deste sábado (10) e domingo (11)

A programação do 1º Afropop Fest é intensa nos dois dias, com início da abertura da casa às 10h.

Sábado (10/5):

10:00 – Abertura da Casa

10:15 – Boas-Vindas – Day Paixão

10:20 – Bloco Princesas do Ritmo – Palco Principal

10:30 – Oficina Tambores de Rua – Uma Diversidade Percussiva com Mestre Jackson

11:30 – Show de Pagodão Bahiano com Adailton Swing Bahiano

12:30 – Oficina de Afropop com Adilto Black – Sala Londrina

12:40 – DJ C-Rock

14:15- Show de Rufar dos Tambores – Do Chão aos Palcos – Mestre Jackson

14:00 – Oficina De Pagodão Bahiano – Swing Bahiano 

15:15 – Show de Afropop com Adilto Black

15:45 – Oficina Ritmos Afro Baianos com Emerson Groove

16:15 – Show Despertar Ancestral – Mestra Fernanda

17:15 – Oficina Despertar Ancestral – Mestra Fernanda 

17:45 – Show O Meu Toque – Emerson Groove

18:15 – DJ C-Rock

Domingo (11/5)

10:00 – Abertura Da Casa 

10:15 – Boas-Vindas – Day Paixão

10:20 – Show Samba No Pé – Felipe Barão Jr. 

10:30 – Oficina Terapia de Malinke – Djanko 

10:55 – Mitay 

11:20 – Show Resistindo Apesar da Resistência – Silvia Duarte 

12:30 – Oficinas de Samba Passos de Discotecas – Felipe Barão 

12:20 – Show Baianidade – Funti

13:20 – Show de Dança Africana – Djanko Câmara

14:15 – Oficina Resistindo Apesar da Resistência – Sil Duarte 

14:20 – Princesas do Ritmo

15:00 – Mitay

Não perca a oportunidade de vivenciar a riqueza da cultura afropop e afro-brasileira neste final de semana em Curitiba, com shows, oficinas e feira de artesanato, tudo gratuitamente no Memorial de Curitiba!


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *