(Foto: Geraldo Bubniak)
Eletrodomésticos puxam alta: Paraná lidera crescimento do comércio no país em março
Como reflexo direto do maior movimento comercial, as receitas nominais também cresceram. O Paraná liderou o aumento nacional no mês, com alta de 5,1% em relação a fevereiro, enquanto a média nacional foi de apenas 1,5%.
As empresas paranaenses ligadas ao setor do comércio registraram um aumento expressivo de 4,7% no volume de vendas em março de 2025, em comparação com o mês de fevereiro. Este resultado colocou o Paraná na liderança nacional de crescimento do comércio varejista ampliado no mês, superando a média brasileira em 2,8 pontos percentuais, que foi de 1,9%. Na comparação com março de 2024, a alta no volume de vendas do Estado foi de 4%, também acima da média nacional, que, por sua vez, registrou um recuo de 1,2%.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O comércio varejista ampliado, metodologia utilizada pelo IBGE, considera não apenas os itens tradicionais de consumo, mas também setores de maior peso econômico, como veículos, motos, peças e materiais de construção. Essa abrangência amplia a representatividade dos dados para uma avaliação mais precisa da atividade econômica.
No Paraná, onde esses segmentos têm forte presença, esse recorte é crucial para demonstrar com exatidão a dinâmica do mercado interno. Após o Paraná, os maiores crescimentos no volume de vendas em março foram registrados no Espírito Santo e na Paraíba, ambos com alta de 3,7%.
Receitas nominais também crescem
Como reflexo direto do maior movimento comercial, as receitas nominais do setor também apresentaram crescimento significativo. O Paraná liderou o aumento nacional neste quesito em março, com uma alta de 5,1% em relação a fevereiro, enquanto a média nacional foi de apenas 1,5%.
O segmento de eletrodomésticos foi o principal responsável pelo desempenho expressivo do Estado, registrando um crescimento notável de 20,4% nas vendas. Em seguida, destacam-se os atacadistas especializados em alimentos e bebidas (12,7%), veículos e motocicletas (8,4%), vestuário (6,9%), materiais de construção (4,6%) e combustíveis e lubrificantes (3,8%).
Primeiro trimestre positivo
O excelente desempenho do Paraná em março contribuiu para consolidar um primeiro trimestre positivo para o varejo paranaense. Entre janeiro e março de 2025, as vendas cresceram 3,9% na comparação com o mesmo período de 2024, enquanto as receitas nominais aumentaram 8,3%.
Assim como em março, o setor de eletrodomésticos liderou o crescimento do trimestre, com uma alta expressiva de 21,8%. Outros setores que se destacaram no período foram veículos e motocicletas (13,4%), vestuário (9%), materiais de construção (7,6%) e combustíveis e lubrificantes (3,4%).

Fatores de impulso para o comércio
Diversos fatores ajudam a explicar os bons indicadores do comércio no Paraná. Um deles é o menor nível de desemprego da história do Estado, que atingiu 3,3% no quarto trimestre de 2024. Além disso, apenas entre janeiro e março deste ano, mais de 60,7 mil pessoas ingressaram no mercado formal de trabalho paranaense, o que impulsiona o poder de compra da população.
Os paranaenses também registraram o maior crescimento real no rendimento per capita entre os estados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil em 2024. Com uma renda 19,2% maior do que em 2023, as famílias tiveram mais dinheiro disponível para gastar no comércio.
Outro estímulo importante para ampliar a renda média dos paranaenses ocorreu em abril deste ano, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou o aumento no salário mínimo regional, que agora pode chegar a até R$ 2.275,36, um valor quase 50% superior ao salário mínimo nacional.
Metodologia da pesquisa
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE é uma ferramenta que produz indicadores para acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país. A pesquisa investiga a receita bruta de revenda em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC apresenta resultados mensais da variação do volume e da receita nominal de vendas para o Brasil e para as Unidades da Federação. Os resultados completos do Paraná e do País podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.
Com informações de Agência de Notícias do Estado do Paraná
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